Quando você vai construir ou comprar algum imóvel, a primeira coisa que vem na cabeça é: não quero ter problemas futuros, por isso, é preciso ficar atento a todos os detalhes, certo? Mas antes de se preocupar com a construção em si, tem outra coisa que necessita ser analisada, o terreno. E para isso, é recomendado fazer o levantamento topográfico da área. Mas afinal, o que é levantamento topográfico?
O levantamento topográfico é a primeira medida a ser adotada antes de começar a pensar em qualquer projeto de construção. Por meio de um levantamento topográfico é possível localizar e mapear todas as características de um terreno. Na prática, o levantamento topográfico retrata fielmente em planta o local de interesse, com seus acidentes geográficos, interferências, construções, divisas, sistema viário, dentre outros.
Isso tudo permite que engenheiros e arquitetos criem projetos mais adequados, de acordo com a situação real do local.
Economia
Com um levantamento topográfico correto em mãos, dá para fazer um projeto de construção mais assertivo, assim como o planejamento. Com isso permite-se, ter menos erros na obra, evitar custos extras e até graves acidentes.
Outra vantagem de se fazer um levantamento topográfico é poder determinar corretamente o limite de uma área. Essa é a causa de grandes contratempos hoje em dia, quando o terreno do vizinho ocupa um pedaço do seu. Com as informações presentes do levantamento, isso pode ser resolvido mais facilmente.
Agora que você já sabe como o levantamento topográfico é importante para uma obra e como ele pode ajudar a reduzir custos e evitar problemas, fale com quem entende do assunto, fale com a Topografiacom. Há 25 anos no mercado, a Topografiacom é uma empresa de confiança, que preza pela qualidade de seus trabalhos e que está alinhada aos regulamentos da construção civil.
A Topografiacom faz diversos tipos de levantamentos topográficos, como levantamento Planimétrico, Altimétrico e Planialtimétrico Cadastral de áreas urbanas, suburbanas e rurais. Trabalha também com projetos viários e de infraestrutura, urbanização, arquitetura, saneamento, retificação de área, usucapião, desdobro e unificação.